19 de dezembro de 2012

No nevoeiro com "papão" mas sem D. Sebastião

Hoje foi dia de pôr termo à preguiça de me levantar de madrugada para ir correr.
Desde a maratona que não ia correr (que vergonha), apesar de ter jogado futsal. De hoje não podia passar.... e não passou. Como a visibilidade era bastante reduzida por causa do nevoeiro cerrado, e como corro quase sempre junto à estrada, resolvi não levar os phones. Assim podia ir mais atento aos carros para o caso de não me verem tão bem. Mesmo com casaco e bandas reflectoras, nestas alturas em que é sempre de noite quando corro, as precauções são sempre grandes, e nunca sei se estou suficientemente visível para os automobilistas.
Tinha pensado em fazer uma corrida ligeira e sem preocupações de tempo, por isso apesar de ter levado o telemóvel com gps, não ouvi as habituais informações do meu "treinador digital" a cada km percorrido. Até ao km 5, pouco há para contar, mas aqui tinha que tomar uma decisão. Ou ia pelo caminho habitual ou então enfrentava um dos meus "papões"*. Enchi-me de coragem e no meio do nevoeiro resolvi enfrentar o "papão". E lá fui eu pela subida mais complicada das redondezas (para mim). É praticamente 1km sempre a subir e com um grau de inclinação bem jeitoso, isto depois de fazer 500m também a subir mas com grau de dificuldade menor. Sempre devagar e a controlar o batimento cardíaco, passo a passo cheguei ao topo e não me pareceu assim tão difícil. A conclusão a tirar disto é que, se calhar, estou em melhor forma que há 6 meses. Num dos próximos treinos desfaço as dúvidas e atiro-me a ele (papão) novamente.
Este ultrapassar de barreiras, também é importante para nos motivar e assim subi mais um degrau.
É difícil ter a noção de uma subida em fotografia, mas de qualquer forma, aqui fica:

Resumo do treino:
Distância: 8,20km
Tempo: 42m50s
Velocidade Média: 11,50 km/h
Média da Passada: 5:13 m/km

Todos os km's perto dos 5m/km e o "papão" a 6m7s.


*Acho que todos nós que corremos temos estes "papões". Normalmente são aquelas subidas que, há uns tempos não as conseguíamos fazer sem ter que caminhar um pouco, ou então quando chegávamos ao topo, tínhamos a sensação de cair para o lado e por isso passámos vários meses a evitá-las.

4 comentários:

  1. Claro que estás em melhor forma que há 6 meses. Já são muitos km's nas pernas :)
    Também tenho uma dessas subidas aqui perto de mim, o "papão". A primeira vez que a fiz não foi nada fácil, mas entretanto já a enfrentei várias vezes e já somos quase amigas =) Até tenho um carinho especial por aquela subida. Vá-se lá perceber isto!

    Beijinhos e boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mesmo isso Isa. Hoje fiquei com a sensação de que de agora em diante vou optar por este caminho mais vezes, porque já não me "assusta". :)
      bjs e boas corridas também para ti.

      Eliminar
  2. O que eu gosto desses "papões". ;)
    E na minha zona apanho alguns bem medonhos, para todos os gostos. E, tal como tu, alguns já custaram bem mais a ultrapassar. Agora parecem que são a direito. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Pedro, à medida que vamos melhorando, as subidas vão perdendo a inclinação. :)

      Eliminar